Notícias

Câncer de próstata é o mais comum entre homens, com 29% dos diagnósticos no país

Mesmo assim, a demora no atendimento é uma realidade enfrentada pelos pacientes da rede pública

Fernanda Caldas*

Pacientes enfrentam dificuldade para receber atendimento
Pacientes enfrentam dificuldade para receber atendimento
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no país. Mesmo assim, a demora no atendimento é uma realidade enfrentada pelos pacientes da rede pública.

O ouvinte Luiz Carlos Silva está desde outubro aguardando uma consulta urológica. Ele contou que teve um aumento elevado na próstata diagnosticado e que, mesmo com o pedido colocado no SISREG e aprovado no aplicativo em outubro do ano passado, não conseguiu uma consulta.   

A próstata aumentada é muito frequente nos homens. Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e queixas urinárias. Porém, esse sintoma não é exclusivo de uma só doença. Por isso, é necessária uma consulta de diagnóstico para que o problema seja diagnosticado corretamente e tratado. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que está retomando a capacidade cirúrgica das unidades hospitalares e contratando novos serviços de urologia para atender as solicitações pendentes no sistema de regulação. A secretaria informou ainda que a clínica da família responsável pelo atendimento do ouvinte Luiz Carlos vai entrar em contato com ele para prestar as informações sobre o caso.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Dobal