As obras de reforma do antigo Canecão, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, já começaram. Desde a semana passada, o espaço passa pela demolição interna e limpeza dos entulhos.
A famosa casa de shows, inaugurada em 1967, fechou as portas em 2010. O equipamento cultural foi leiloado e o consórcio Bonus Kefler, vencedor da concessão, vai investir, ao todo, R$ 170 milhões. A previsão é de que o novo espaço fique pronto no primeiro trimestre de 2026.
Quem costumava frequentar o Canecão cita alguns grandes nomes que já passaram por lá. Os fãs se dizem ansiosos pela reabertura.
Assisti vários show. Elymar Santos, Roberto Carlos, Bethânia, que eu adoro, e vários outros. Com certeza, dependendo dos shows que for proporcionar, com certeza estarei presente.
Vinha muito, vi muito show aí de Chico Buarque, Bethânia, Caetano, Gal, e antes até, Vinícius de Moraes. Sim, sim, principalmente MPB.
Roberto Carlos, Bethânia, essa turma toda aí, era muito bom. Com certeza, moro aqui em frente.
Milton, Chico, Adriana Calcanhoto, Roberto Carlos. Lógico, essa é uma das melhores casas de espetáculo que o Rio já teve.
Os 15 mil metros quadrados vão ser transformados em um complexo multicultural, dividido em sete unidades diferentes de entretenimento.
O equipamento vai ter um espaço dedicado em homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo, um espaço para eventos sociais, um de exposições para mostras artísticas, um estúdio criativo e um centro de memórias, dedicado à história do próprio Canecão.
Como parte das exigências da UFRJ, que cedeu o terreno, o consórcio vai construir um Centro Acadêmico com 80 salas de aula e um refeitório com capacidade de servir 2.500 refeições por dia.
Além disso, a universidade vai poder usar a casa de shows por 50 dias e a sala de exposições por três meses.