Pessoas que frequentam a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, relatam mau cheiro e água turva. Imagens enviadas para a reportagem da BandNews FM mostraram a situação flagrada por quem passava pela região na quarta-feira (9).
Segundo os relatos, não é de hoje que esse é o cenário em um dos cartões postais mais famosos da cidade.
O biólogo Mário Moscatelli ressaltou que os resíduos observados na quarta (9), entre o trecho da sede naútica do Vasco da Gama e a Fonte da Saudade proveniente das galerias de águas pluviais, não indicaram presença de esgoto. Dessa forma, amostras foram coletadas para uma avaliação em laboratório.
No entanto, Moscatelli destacou que é fundamental que os frequentadores da área, denunciem casos como esse para que possam identificar problemas.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico (AMAJB), Heitor Wegnnan, contou que os pescadores estão relatando que pode acontecer uma mortandade de peixes por conta da situação da região.
A concessionária Águas do Rio informou que tem realizado vistorias na região, desde terça-feira (8), e nenhuma fonte de contribuição ou extravasamento de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas foi detectada. Uma amostra da água testada também não apontou presença de esgoto.
A concessionária disse também que mantém uma rotina diária de vistorias na estrutura do sistema de esgoto da região e realiza fiscalização de vazamentos e despejos irregulares na área da Lagoa.