A espera acabou: o Carnaval está de volta. E a folia no Rio de Janeiro teve início em 2023 com o desfile do tradicional Bloco das Carmelitas em Santa Teresa, um dos bairros mais charmosos da cidade. A festa, que contou com cerca de 200 integrantes, incluindo a bateria, atraiu milhares de foliões a Região Central.
E mais uma vez, os festeiros capricharam na criatividade na hora de escolher a fantasia. Mas é claro, como não poderia ser diferente, as mais tradicionais, como as que fazem alusão as freiras, não ficaram de fora da brincadeira.
Criado em 1990, o Carmelitas voltou a desfilar depois de dois anos, por causa da pandemia de Covid-19. Por isso, o enredo foi o 'Carnaval do Renascimento'.
Mas a festa não acaba por aí. Na terça-feira gorda tem mais, já que o bloco volta às ruas para fechar o Carnaval carioca. E já tem gente contando as horas.
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite que abrigou em sua casa as mais badaladas festas no bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. A festa era composta inicialmente por peladeiros que jogavam futebol no terreno ao lado da casa de Laurinda, hoje o Parque das Ruínas.
Como Santa Teresa surgiu a partir da fundação do Convento das Carmelitas, os foliões e moradores o bairro deram o nome de Carmelitas ao bloco e criaram a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do convento para brincar o carnaval. Por isso, virou tradição no bloco homens e mulheres vestirem hábitos de freira na cabeça.