Mais de mil toneladas de lixo foram recolhidas pela Comlurb durante o Carnaval carioca. O balanço da companhia foi divulgado nesta quarta-feira (22) e leva em conta o material removido nos Desfiles das Escolas de Samba e durante os blocos de rua.
Apenas nesta terça-feira (21), 129 toneladas de lixo foram retiradas dos blocos. As festas de rua, desde o pré-carnaval, geraram 595,2 toneladas de resíduos.
Na Marquês de Sapucaí a Comlurb separou os tipos de lixo. Foram recolhidos 336 toneladas de resíduos orgânicos e 30 toneladas de materiais potencialmente recicláveis desde a pré-limpeza da Passarela do Samba, dois dias antes da abertura oficial do evento.
Quanto as multas, desde o dia 28 de janeiro, equipes do programa Lixo Zero aplicaram 1.045 penalidades, entre descarte de pequenos resíduos nas ruas, urina em via pública e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.
No próximo final de semana o Desfile das Campeãs e mais alguns blocos fecham o Carnaval do Rio de 2023. Esses eventos devem aumentar o balanço da Comlurb.