A defesa do ator Jeff Machado apresenta à Justiça do Rio laudo técnico de uma ONG de animais que mostra que três de seus cachorros sofreram maus-tratos. Eles foram levados para a casa de Jeff por Bruno Rodrigues e Jeander da Silva, presos pela morte do ator logo após o crime.
Cinco dos oito cães sofreram maus-tratos durante o período em que estavam abandonados. Os animais, no entanto, só foram resgatados em fevereiro, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, pela ONG Indefesos. Sete cães foram encontrados, e dois deles morreram. Um segue desaparecido.
Todos os animais que tinham o artista como tutor eram da raça Setter e ganhavam nomes de ídolos da MPB: Tim Maia, Elis Regina, Nando Reis, Cazuza, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Rita Lee e Caetano Veloso.
Em um dos laudos apresentados à Justiça é descrita a situação que passa um dos animais: com inflamações, infecções e até mesmo problemas de fome.
Os animais foram abandonados no início do ano, o que levantou suspeitas sobre o desaparecimento do ator. Jeff desapareceu no fim de janeiro após sair de uma casa em Campo Grande. Ele só teve o desaparecimento comunicado após uma ONG entrar em contato com a família, já que os oito cães de Jeff estavam abandonados em sua casa.
A família desconfiou de contatos feitos por ele em aplicativos de mensagens, que não pareciam com a forma que o ator escrevia.