Casos de racismo em São Gonçalo e Macaé são denunciados nas redes sociais

Estudantes negros do Ciep Wilson Mendes, de Cabo Frio foram expulsos de unidade das Lojas Americanas no São Gonçalo Shopping; no Norte Fluminense, uma mulher foi presa por praticar injúria racial contra um funcionário público

Pedro Cardoni

Casos de racismo em São Gonçalo e Macaé são denunciados nas redes sociais Reprodução/Redes Sociais
Casos de racismo em São Gonçalo e Macaé são denunciados nas redes sociais
Reprodução/Redes Sociais

Dois casos de racismo no Rio de Janeiro foram denunciados nas redes sociais na última semana e viralizaram. Estudantes negros do Ciep Wilson Mendes, de Cabo Frio foram expulsos de uma unidade das Lojas Americanas no São Gonçalo Shopping, na Região Metropolitana, acusados de roubo. Eles faziam uma excursão.

Os estudantes voltavam de um passeio, no qual conheceram pontos turísticos da Capital Fluminense, como o Maracanã e o Planetário da Gávea. Na volta, os alunos pararam no shopping para lanchar e foram expulsos da loja.

A coordenadora da escola voltou ao local para cobrar a gerência do estabelecimento, mas a funcionária já havia deixado a loja.

A Secretaria de Estado de Educação informou que está acompanhando o caso. Os responsáveis dos alunos envolvidos foram reunidos na escola no dia seguinte do ocorrido e efetuaram registro de ocorrência.

Em nota, o São Gonçalo Shopping afirmou que repudia todo tipo de preconceito e que está em contato com a loja. Já a Lojas Americanas informou que repudia qualquer tipo de discriminação, que a loja não possui seguranças e que a funcionária acusada é uma pessoa com deficiência na fala, o que a obriga a falar mais alto.  

Já em Macaé, no Norte Fluminense, uma mulher foi presa por praticar injúria racial contra um funcionário público. Imagens registraram o momento da prisão. Ela precisou ser carregada por policiais militares até a viatura e, mesmo imobilizada, continuou resistindo à prisão.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que a mulher foi levada para a delegacia da região.

Mais notícias

Carregar mais