Castro afirma aguardar para tomar decisão sobre ação de rever dívida no STF

A declaração foi dada depois de uma reunião entre o político e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta quarta-feira (20)

Por Giovanna Faria

Castro afirma aguardar para tomar decisão sobre ação de rever dívida no STF
Claudio Castro em discurso no Rio
Reprodução

Após ter anunciado que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal para rever a dívida do Estado, o governador do Rio, Claudio Castro, afirma que vai aguardar até o dia 26 para tomar uma decisão sobre ação. A declaração foi dada depois de uma reunião entre o político e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta quarta-feira (20).  

Castro havia divulgado a medida após reunião no último dia 11 com a bancada federal fluminense no Palácio Laranjeiras. Segundo ele, o objetivo é ficar livre dos juros dos empréstimos.

No próximo dia 26, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se encontrar com governadores de diferentes estados para debater as questões das dívidas. Castro afirma que, após a conversa, vai avaliar se a conciliação seria uma opção melhor para o Rio de Janeiro.

Para o governador, há uma discrepância entre o valor arrecadado em impostos federais no Rio, 409 bilhões em 2023, e o retorno ao estado, de apenas 29 bilhões.

A previsão de pagamento desse ano ainda é de uma parcela de 9,5 bilhões de reais. Até o momento 1,9 bilhões de reais já foram pagos pelo Rio.

Atualmente o endividamento total do estado está em torno de 188 bilhões de reais, incluindo os juros. Sendo 157 bilhões só com a União.

Mais notícias

Carregar mais