Castro deve se encontrar com Lula no dia 27 de janeiro

Encontro planejado pelo Ministério das Relações Institucionais irá reunir os governadores do país

Por João Videira (sob supervisão)

Cláudio Castro se diz aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro Reprodução/Governo do Estado do Rio
Cláudio Castro se diz aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro
Reprodução/Governo do Estado do Rio

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 27 de janeiro. A presença do governador deve ser confirmada pelo Governo do Estado na reunião de trabalho que vai reunir representantes dos 26 estados da federação. A informação é de fontes ouvidas pela BandNewsFM.

O convite deve partir do Ministério das Relações Institucionais. Interlocutores do governador afirmaram à BandNewsFM que a reunião de trabalho representa "importância para o Estado".  

Castro era aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e após a eleição foi um dos políticos a reconhecer de forma mais rápida a vitória de Lula.  

O governador do Rio esteve na posse do presidente eleito no último domingo (01).  

Em conversa com jornalistas durante sua cerimônia de posse, Castro disse que o objetivo é fazer com que o Rio de Janeiro "deixe de ser o filho problemático da federação".

Castro segue uma linha de acenos ao novo governo e disse que já conversa com os nomes escolhidos por Lula para ocupar a Esplanada.

Nomeou o deputado federal Hugo Leal (PSD) para ocupar a Secretaria de Óleo, Gás e Energia no Estado. Leal é correligionário do ministro de Minas e Energia de Lula, Alexandre Silveira (PSD). A área é vista como uma das prioridades do novo mandato.

O governador ainda mantém uma boa relação com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). A pasta é chave para a construção de uma política de combate às milícias e ao narcotráfico no território fluminense. O ministro disse nesta terça (3) que deve manter diálogo com Castro para solucionar o caso Marielle Franco.

Os convites serão enviados a todos os governadores do país. Ainda não há previsão de um encontro a sós entre Lula e Castro.

Mais notícias

Carregar mais