
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 27 de janeiro. A presença do governador deve ser confirmada pelo Governo do Estado na reunião de trabalho que vai reunir representantes dos 26 estados da federação. A informação é de fontes ouvidas pela BandNewsFM.
O convite deve partir do Ministério das Relações Institucionais. Interlocutores do governador afirmaram à BandNewsFM que a reunião de trabalho representa "importância para o Estado".
Castro era aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e após a eleição foi um dos políticos a reconhecer de forma mais rápida a vitória de Lula.
O governador do Rio esteve na posse do presidente eleito no último domingo (01).
Em conversa com jornalistas durante sua cerimônia de posse, Castro disse que o objetivo é fazer com que o Rio de Janeiro "deixe de ser o filho problemático da federação".
Castro segue uma linha de acenos ao novo governo e disse que já conversa com os nomes escolhidos por Lula para ocupar a Esplanada.
Nomeou o deputado federal Hugo Leal (PSD) para ocupar a Secretaria de Óleo, Gás e Energia no Estado. Leal é correligionário do ministro de Minas e Energia de Lula, Alexandre Silveira (PSD). A área é vista como uma das prioridades do novo mandato.
O governador ainda mantém uma boa relação com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). A pasta é chave para a construção de uma política de combate às milícias e ao narcotráfico no território fluminense. O ministro disse nesta terça (3) que deve manter diálogo com Castro para solucionar o caso Marielle Franco.
Os convites serão enviados a todos os governadores do país. Ainda não há previsão de um encontro a sós entre Lula e Castro.