Notícias

Castro diz que 'Cidade Integrada' só vai para outras comunidades após resultados

Em 2021, a reportagem da BandNews FM mostrou que outras comunidades também seriam alvo da ação

Gustavo Sleman

Neste sábado (22), Cláudio Castro apresentou mais detalhes sobre o projeto
Neste sábado (22), Cláudio Castro apresentou mais detalhes sobre o projeto
Gustavo Sleman

O governador do Rio afirma que nenhuma outra comunidade vai ser ocupada enquanto o programa Cidade Integrada não estiver integralmente implantado no Jacarezinho e na Muzema. Mas documentos apontam que, desde o ano passado, já existem planos para levar o projeto a outros complexos de favelas.

Em 2021, a reportagem da BandNews FM mostrou que as favelas do Cesarão e do Rio das Pedras, na Zona Oeste, da Maré, na Zona Norte, e do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, na Zona Sul, também seriam alvo da ação. 

No mês de dezembro, o um termo assinado pelo governador, e publicado em Diário Oficial, já falava da implementação do programa Renda Melhor Jovem em algumas dessas comunidades.

Neste sábado (22), Cláudio Castro apresentou mais detalhes sobre o projeto que, segundo ele, tem como objetivo integrar bairros formais e informais, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia. De acordo com o político, não existe sequer prazo para a ocupação de outros locais.

O governador explicou que o Jacarezinho e Muzema foram escolhidos neste primeiro momento por conta do histórico de domínio exercido pelo tráfico e pela milícia nas localidades. Castro ainda pontuou que a decisão de ocupar a comunidade da Zona Norte passou pela operação da Polícia Civil realizada em maio do ano passado, quando 28 pessoas morreram.

Durante a agenda, o governador voltou a afirmar que o Cidade Integrada não se trata de uma nova versão do programa que criou as Unidades de Polícia Pacificadora, em 2008. O investimento inicial vai ser de R$ 500 milhões e, segundo Castro, os valores já fazem parte da previsão orçamentária das secretarias.

O político frisou que o projeto não é voltado exclusivamente para a questão da segurança pública, já que a pauta, na verdade, faz parte dos seis eixos que compõem a iniciativa, sendo os outros relacionados às áreas sociais, de infraestrutura, de transparência, de economia e de diálogo.

Entre as ações anunciadas como forma de ajudar moradores e enfraquecer atividades econômicas de criminosos, estão programas sociais, como o Desenvolve Mulher, voltado diretamente para duas mil chefes de família, de 16 a 30 anos; centros de educação, esporte e entretenimento destinado à crianças, adolescentes e idosos; e o 'Favela Criativa', que promete trazer investimentos para projetos culturais.

Tópicos relacionados