Castro e Freixo aparecem tecnicamente empatados em pesquisa do IPEC

Enquanto o candidato à reeleição pelo PL tem 20% das intenções de voto, o postulante pelo PSB tem 14%

Isabele Rangel

O levantamento foi realizado para a Rio Indústria, Associação de Indústrias do Estado do R Arquivo/TV Band
O levantamento foi realizado para a Rio Indústria, Associação de Indústrias do Estado do R
Arquivo/TV Band

Cláudio Castro e Marcelo Freixo estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral para o governo do Rio. 

Enquanto o candidato à reeleição pelo PL tem 20% das intenções de voto, o postulante pelo PSB tem 14%. Os números estão no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi divulgada IPEC - Inteligência em Pesquisa e Consultoria, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o encerramento das atividades. O levantamento foi realizado para a Rio Indústria, Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o IPEC, Anthony Garotinho tem 9% das menções e está empatado tecnicamente com Freixo. No entanto, o ex-governador do Rio não vai mais concorrer ao cargo, após decisão do partido União Brasil.

O levantamento também mostrou que o ex-prefeito de Niterói, na Região Metropolitana, Rodrigo Neves, do PDT, foi citado por 6% dos eleitores, enquanto Cyro Garcia, do PSTU, e Eduardo Serra, do PCB, aparecem com 4% das intenções de voto cada. 

O coronel Emir Laranjeira, do PMB, aparece com 2%. Milton Temer, do Psol, e Paulo Ganime, do Novo, registraram 1% cada. 

Ao todo 29% dos entrevistados declaram que vão votar em branco ou anular o voto. Outros 10% estão indecisos.

Em um outro cenário, com o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella concorrendo pelo Republicanos, o governador Cláudio Castro aparece numericamente à frente com 19% das intenções de voto, mas em situação de empate técnico com Marcelo Freixo, que tem 13% das menções, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais. 

Crivella, cuja candidatura ainda é incerta, está empatado tecnicamente com Freixo, com 10% da preferência do eleitorado. 

Na sequência, vêm Garotinho, com 6%; Rodrigo Neves, com 5%; Cyro Garcia, com 4%; Eduardo Serra, com 3% e Coronel Emir Larangeira, com 2%. Milton Temer e Paulo Ganime aparecem com 1% das menções, cada um. 

Ao todo, foram realizadas 1.008 entrevistas entre os dias 16 e 19 de julho.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com o protocolo RJ-08610/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (N° BR-00325/2022).

Mais notícias

Carregar mais