Cedae inicia construção de nova estação de tratamento em Tinguá, Nova Iguaçu

Com vazão de 650 litros por segundo, unidade será operada por meio de tecnologia capaz de monitorar todas as etapas do processo

Mariana Albuquerque*

Nova estação construída pela companhia vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas Tomaz Silva/Agência Brasil
Nova estação construída pela companhia vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Cedae iniciou a construção da Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Tinguá, que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Com vazão de 650 litros por segundos (l/s), a unidade será operada de forma automatizada por meio de tecnologia capaz de monitorar, em tempo real, todas as etapas do tratamento de água.

A nova estação pretende beneficiar cerca de 150 mil moradores da região, além de garantir mais segurança ao fornecimento de água por causa do sistema de microinfiltração.

A estrutura filtra a água bruta através de uma membrana semipermeável, que é composta por poros extremamente pequenos, capazes de reter partículas minúsculas, incluindo micro-organismos.

As tecnologias da nova Estação vão possibilitar a manutenção da vazão do manancial, mesmo após fortes chuvas, quando a quantidade de lama e galhos de árvores levados pelos rios aumenta a turbidez no manancial, e acaba levando mais tempo para o tratamento da água.

*Estagiária sob supervisão de Carlos Briggs

Mais notícias

Carregar mais