CET-Rio troca estrutura de sinais de trânsito para evitar furtos de cabos

Com a mudança as caixas dos cabos passam a ser concretadas e os controladores

Por Carlos Briggs

A previsão é de que, até o fim do ano, 520 estruturas sejam substituídas Reprodução/Pixabay
A previsão é de que, até o fim do ano, 520 estruturas sejam substituídas
Reprodução/Pixabay

Para evitar furtos de cabos, a Cet-Rio está trocando a estrutura dos sinais de trânsito na cidade. As caixas dos cabos passam a ser concretadas e os controladores, instalados no alto do poste, que também contam agora com garras pata dificultar a chegada de criminosos na parte de cima dos semáforos. A rede de dutos e cabeameneto vai ser subterranêa.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram roubados pouco mais de 60 mil metros de cabos dos sinais. A ação criminosa representou um prejuízo de quase três milhões e setecentos mil reais aos cofres da Prefeitura do Rio.

Este valor já representa cerca de 75% do gasto para a troca dos equipamentos no ano passado. O presidente da Cet-Rio, Joaquim Diniz, destaca que a meta é evitar que os números cheguem aos valores de 2021.

Os sinais na região da Grande Tijuca, na Zona Norte, e na Região Central já foram substituídos. Na Zona Sul, as moficicações já acontecem nos bairros da Glória e Copacabana, com expansão prevista para Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, já na Zona Oeste do Rio.  

Muitos ouvintes já percebem as mudanças.

As regiões foram escolhidas porque nessas áreas os equipamentos já estavam ultrapassados, alguns com mais de 20 anos de uso, e também pelo desgaste sofrido em função de fatores externos, como mau tempo e especialmente a maresia.  

Juntas, essas regiões somam 25% do parque semafórico da cidade, contudo são responsáveis por 38% dos chamados para serviços de manutenção

A promessa da Prefeitura do Rio é que até o fim deste ano, 520 estruturas sejam substituídas.

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