A chuva registrada no mês de outubro bateu recorde histórico na cidade do Rio. A informação é do Sistema Alerta Rio. Segundo levantamento, o mês contou com mais de 190 milímetros de chuva no município.
O número representa 119,5% acima do esperado para o período, e superou todas as estimativas da série do órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio.
Segundo o Centro de Operações, Rocinha, Jardim Botânico, na Zona Sul, e Alto da Boa Vista, na Zona Norte, foram os locais com maiores índices de precipitação.
Ainda de acordo com o COR, por conta da chuva, a cidade entrou em Estágio de Mobilização em 10 oportunidades e chegou ao Estágio de Atenção em outras duas.
O Centro de Operações, registrou ainda, cerca de 30 ocorrências. A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, relata que o período chuvoso varia a cada ano na Região Sudeste.
"Outubro é o mês que inicia o período chuvoso na Região Sudeste. Então varia bastante de ano para ano. Muitas vezes o início do período chuvoso começa no começo do mês, outros no meio, e outros no final do mês. Outras vezes, só em novembro, varia bastante. Tivemos vários sistemas metereológicos atuantes que contribuíram para que a gente tivesse um outubro chuvoso"