Um ciclista que foi atropelado por um ônibus em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, denuncia que o motorista do coletivo não parou para prestar socorro. O acidente ocorreu na tarde de terça-feira (20) na Rua Soares Cabral. O entregador afirma que o motorista de ônibus da linha 422, que faz o trajeto Cosme Velho x Grajaú, jogou o coletivo em direção à bicicleta dele, mesmo tendo percebido a proximidade e possíveis riscos.
Nesse momento, Gabriel de Lacerda Alves, de 21 anos, afirma ter pulado da bicicleta, que ficou totalmente destruída. O item era alugado pelo aplicativo de um banco. O entregador disse à BandNews FM que o motorista percebeu o acidente e, mesmo assim, não parou para prestar socorro.
Estava descendo sentido Rua das Laranjeiras, quando na esquina da Rua Soares Cabral me deparei com o ônibus da linha 422. O motorista me viu e acelerou o ônibus e me atropelou. Se eu não pulo, ele tinha me matado. Mesmo com o aviso dos passageiros que perceberam o acidente, ele não parou para me ajudar.
O motorista de aplicativo Maicon Mariano presenciou o acidente. A testemunha contou à reportagem que quando o coletivo atingiu a bicicleta foi possível escutar o barulho do impacto.
O acidente foi muito rápido, cerca de três segundos. Naquela região os ônibus costumam subir a calçada, depois da curva de um cruzamento. Quando o ônibus foi em direção ao entregador, a roda de trás do coletivo atingiu a bicicleta. O impacto acabou causando barulho, o motorista percebeu, mas seguiu a viagem.
O caso foi registrado de forma on-line na Delegacia do Catete, também na Zona Sul.
Procurado, o RioÔnibus, sindicato que representa os consórcios do sistema municipal do Rio, enviou a seguinte nota:
“Diante da demanda, foi solicitada inspeção detalhada no veículo, que voltou à garagem sem registro de avaria na data informada. Já foram solicitadas imagens para devida compreensão do caso e eventuais medidas cabíveis.”