
Apesar de existir um decreto municipal que proíbe determinados veículos de transitar nas áreas de lazer, como ciclovias, o trânsito de ciclomotores e motonetas sem limites de velocidade pode ser registrado na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio.
Na manhã desta sexta-feira (7), a reportagem da BandNews FM percorreu alguns trechos da Lagoa e flagrou as irregularidades.
No ano passado, a Prefeitura do Rio sancionou a lei que proíbe a circulação de ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos em ciclovias e ciclofaixas do município.
Quem trafega pela Lagoa reclama da alta velocidade das bicicletas elétricas e, principalmente, da falta de fiscalização.
A fiscalização é feita pela Guarda Municipal. A lei sancionada pela Prefeitura estabelece que somente as bicicletas elétricas que alcancem até 25 km/h; com potência máxima de até 350 watts; sinalização noturna; buzina; e com sistema em que os motores sejam acionados apenas quando o condutor pedalar poderão trafegar nas ciclovias e ciclofaixas.
O dono de uma barraca da Lagoa Rodrigo de Freitas, Ailton Félix, afirma que já presenciou dezenas de acidentes.
Em nota, a Guarda Municipal disse que existe um decreto municipal que proíbe determinados veículos de transitar nas áreas de lazer, assim como a resolução contran 996 de 2023 determina que a circulação de bicicletas elétricas e autopropelidos obedeçam a critérios específicos. o órgão municipal cita, no entanto, que ainda não há regulamentação para a aplicação de penalidade de multas para esses tipos de veículos na cidade do Rio.