Cidade do Rio volta a registrar casos de coqueluche após 3 anos

Aumento de diagnósticos no Brasil e no mundo nos últimos anos acendeu alerta

Por Daniel Henrique

Cidade do Rio volta a registrar casos de coqueluche após 3 anos
Sintomas de gripe
Diulgação

Com 19 casos de coqueluche confirmados na cidade do Rio em 2024, autoridades alertam pais e responsáveis para que vacinem os filhos contra a doença.

O último registro de coqueluche na Capital Fluminense havia sido em 2021, mas o aumento de diagnósticos no Brasil e no mundo nos últimos anos acendeu um alerta para a intensificação das ações de prevenção.

O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, explica que a doença pode ser prevenida através da Vacina Pentavalente, que pode ser aplicada ainda nos primeiros meses de vida.

É muito ruim a gente ter uma doença como a Coqueluche voltando ao nosso panorama epidemiológico. São 19 casos, parece pouco, mas se a gente não tiver uma alta proteção, isso pode se alastrar e se disseminar em uma velocidade muito grande. Então pais, principalmente de crianças com 2, 4 e 6 meses, vacinarem seus filhos com a Vacina Pentavalente pra proteger contra a Coqueluche pra vida tod, comentou Soranz.

A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa, transmitida pelo contato direto com gotículas de pessoas contaminadas e que afeta principalmente bebês de até um ano. Os principais sintomas são febre, mal-estar, coriza e tosse seca.

Além dos bebês, a vacina também é recomendada para gestantes, trabalhadores da saúde e funcionários de creches que lidem com crianças de até 4 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais