Notícias

'Cidade Integrada': Jacarezinho e Muzema recebem novo projeto de ocupação

A Inteligência da Polícia Civil monitora o deslocamento de traficantes que fugiram em meio à retomada do território

Pedro Dobal e Marcus Sadok

A Inteligência da Polícia Civil monitora o deslocamento de traficantes que fugiram da favela do Jacarezinho em meio à retomada do território, na comunidade da zona norte do Rio. Os criminosos se deslocaram para outras favelas dominadas pelo Comando Vermelho.

Os morros da Muzema, Tijuquinha e Morro do Banco, na Zona Oeste, também foram ocupados.

Esse é o início do projeto "Cidade Integrada" do Governo do Estado, que promete reocupar comunidades do Rio de Janeiro. Trata-se de uma espécie de nova UPP.

Vinte e nove pessoas foram presas na megaoperação das Polícias Civil e Militar. Mil e duzentos policiais participaram da ação. Blindados da Polícia Civil participaram da ação. Não houve registro de tiros na região.

Também são ocupadas as favelas de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca. Foram expedidos 42 mandados de prisão, 13 de busca e apreensão de adolescentes, e um de busca e apreensão.

Segundo o Governo, o novo projeto tem como objetivo integrar bairros formais e informais da cidade, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia.

Motos roubadas, material para embalar drogas foram apreendidos.

Na internet, o governador Cláudio Castro disse que esse é o início do projeto que vai muito além da segurança. O prefeito Eduardo Paes também se manifestou. Apesar de não ter sido informado da megaoperação, Paes disse que apoia o projeto.

Tópicos relacionados