A Praça da Cinelândia, no Centro do Rio, recebeu nesta quarta-feira (16), uma campanha contra o assédio. A iniciativa, que já aconteceu em outros países, ensina e incentiva testemunhas e vítimas a saberem como agir de forma segura em casos de violência.
O projeto no Rio é uma parceria entre o Grupo L'Óreal, responsável pelo programa, e a Prefeitura, no combate ao crime em lugares públicos e privados.
De acordo com a empresa, mais de um milhão de pessoas já foram capacitadas no mundo todo desde de 2020, quando o 'Stand Up Contra o Assédio nas Ruas' foi lançado. No Brasil, o treinamento pretende atender mais de 75 mil servidores até o fim deste ano.
A responsável pelo projeto no Brasil, Bia Diniz, da ONG Cruzando Histórias, explica que o treinamento é feito com base no conceito dos 5 Ds: distrair, delegar, documentar, dialogar e direcionar.
Além da divulgação da capacitação, 100 estátuas em tamanho real foram posicionadas na praça durante a ação, sendo que 88 delas estavam pintadas de laranja representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio.
Os números são baseados em um levantamento internacional sobre essa violência em espaços públicos feito pela L'Oréal Paris com a Ipsos, uma empresa de pesquisa de mercado e opinião pública, em março de 2021. De acordo com o estudo, a cada 100 mulheres, 88 já vivenciaram experiências pessoais de assédio sexual.