O atual governador Cláudio Castro e o deputado federal Marcelo Freixo aparecem empatados tecnicamente nas intenções de voto para as eleições de outubro. É o que aponta a pesquisa eleitoral da Geniel/Quaest para o Governo do Rio. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.200 fluminenses entre 8 a 11 de julho e possui 95% de nível de confiabilidade.
Castro tem 24% das intenções, enquanto o pré-candidato do PSB aparece com 22%. A pesquisa ainda considera o advogado Felipe Santa Cruz, do PSD, como postulante ao cargo. O ex-presidente da OAB no Rio de Janeiro anunciou que vai compor a chapa de Rodrigo Neves, do PDT.
Na espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, 79% dos fluminenses ainda não decidiram o voto para governador. Freixo é o postulante com maior rejeição dos eleitores entre os pré-candidatos, com 41%.
O atual governador venceria Marcelo Freixo no segundo turno, com 36% contra 31% do deputado federal.
O número de pessoas que considera regular o governo de Cláudio Castro caiu cinco pontos porcentuais desde a última pesquisa realizada em maio, atingindo o patamar atual de 35%. 27% analisaram de forma negativa o governo, o que representa aumento de sete pontos porcentuais na comparação com os números anteriores.
Para o cenário federal, 39% dos eleitores fluminenses pretendem votar em Lula, do Partido dos Trabalhadores, enquanto 34% afirmam que preferem Jair Bolsonaro. No segundo turno, o ex-presidente teria 47%, enquanto Bolsonaro, 38%.
A pesquisa está registrada com o número RJ-05160/2022 na Justiça Eleitoral.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes