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Cobranças feitas pela Águas do Rio geram duvidas em clientes

Entre os questionamentos principais está o recebimento de contas referentes a períodos futuros

Por Carlos Briggs

Cobranças feitas pela Águas do Rio geram duvidas em clientes
Cobranças feitas pela Águas do Rio geram duvidas em clientes
Pedro França/Agência Senado

Ouvintes da BandNews FM demonstram dúvidas sobre as cobranças feitas pela Águas do Rio. Entre os questionamentos principais está o recebimento de contas referentes a períodos futuros. Por exemplo, uma conta no mês de junho com vencimento em agosto. Como normalmente as faturas vencem sempre no mês subsequente ao período de consumo, os ouvintes perguntam como é possível medir o gasto realizado em julho, quando a conta é enviada ao cliente ainda no mês de junho?

Segundo a Águas do Rio, o problema acontece por causa de cadastro desatualizado. A concessionária herdou o banco de dados de clientes da Cedae, responsável anteriormente pelo fornecimento de água no estado. Para os clientes que precisam atualizar os dados na empresa, as faturas chegam com vencimentos 30, 60 e até 90 dias após o fechamento da contagem do consumo. Mas a concessionária ressalta que o que vale é a descrição do período de leitura desse consumo explicitado na conta. Assim, uma conta com cobrança em agosto, por exemplo, pode ter sido lida entre maio e junho, como nos casos relatados pelos ouvintes. A empresa garante que o consumidor é responsável pela pagamento de 12 faturas anualmente e que, portanto, não há acúmulo de cobranças.

Mas há ainda um outro tipo de cobrança que tem despertado muitas dúvidas nos ouvintes: aquela calculada considerando a média de consumo na casa. O diretor comercial da Águas do Rio explica que isso acontece quando o funcionário da empresa não consegue acessar o hidrômetro do imóvel, porque não tem ninguém na residência ou porque a entrada não é autorizada. Eduardo Lana ressalta que a cobrança é feita então considerando a média de consumo dos três meses anteriores.

A leitura do relógio é realizada pela Águas do Rio sempre de 23 a 33 dias após o fechamento do período de consumo. A empresa ainda informou que não há possibilidade de reagendamento da conferência do hidrômetro, já que a medição é feita por técnicos em campo, mediante rota já pré-estabelecida.

Até dezembro, a concessionária promete colocar mais de 500 profissionais para percorrer diversos municípios da área de concessão, através de visitas presenciais, entre 8h e 17h, todos os dias da semana.

A Águas do Rio ainda se colocou a disposição da população, através da central telefônica, pelo número 0800 195 0 195, que também funciona para mensagens via WhatsApp.

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