O estoque de bolsas de sangue no Rio preocupa. O déficit chega a 70% no Banco de Sangue Serum, instituição responsável por abastecer mais de 100 hospitais, entre públicos e privados, na região Central da capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.
O índice é considerado muito baixo. Especialistas apontam que a queda no volume está associada ao aumento das doenças respiratórias e o medo do contágio pela Covid-19.
O líder regional de captação do Banco de Sangue Serum, Rodrigo Moreira, destaca que a situação é grave.
Diante da necessidade de aumentar a captação de bolsas de sangue, o GSH Banco de Sangue Serum convoca doadores em caráter de urgência. A ideia é mobilizar à população para esta terça-feira (14), data que marca o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Em nota, o instituto ainda destacou que são necessárias 100 doações de sangue por dia, em cada uma das unidades do Banco de Sangue, Centro e Barra, para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Mas, o comunicado ainda acrescenta que essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, já que as unidades estão fazendo cerca de 30 coletas diárias cada uma, o que pode colocar os estoques de sangue em colapso.
As duas unidades do Banco de Sangue Serum, no Centro e na Barra, abrem diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, das 7h às 18h.
O posto do Centro fica Av. Marechal Floriano, 99. Já o Banco da Barra da Tijuca está localizado no Casa Shopping.
A instituição ainda disponibiliza transporte para grupo de doadores.
Para solicitar, basta entrar em contato pelos telefones: Centro - (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 99829-7417; Barra - (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470.