João Pedro Ferreira, de 15 anos, foi diagnosticado com a rara doença degenerativa de Pelizaeus-Merzbacher, também conhecida como PMD. Familiares e amigos do adolescente organizaram uma campanha coletiva virtual através do link campanhadobem.com.br/campanhas/ajuda-ao-joao-pedro, para arrecadar R$ 7.500,00 para compra de diversos itens necessários para a recuperação dele após uma cirurgia que deve ser realizada em dois meses para diminuir os impactos da escoliose que está começando a prejudicar o funcionamento dos pulmões.
De acordo com a mãe do rapaz, o filho é o único menino com PMD no Rio e já superou a expectativa de vida passada pelos médicos. Os pacientes com a doença podem enfrentar dificuldades para desenvolver raciocínio, andar e falar, além de apresentar problemas respiratórios.
No caso de João Pedro, a PMD tem impedido o desenvolvimento e provocado o atrofiamento dos músculos. Hoje, ele respira por meio de traqueostomia e se alimenta através de uma sonda.
Nínive, mãe do jovem, conta como é difícil lidar com todos os gastos da doença sozinha e do medo que tem de em algum momento não conseguir ajudar o filho.
*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel