
No primeiro dia depois da semana do Carnaval com a nova tarifa da linha Charitas-Praça XV das barcas, já houve aumento no número de passageiros. Só até as oito da manhã desta segunda-feira (10), o crescimento foi de 35% em relação à última segunda útil, antes do Carnaval. A expectativa é de que o crescimento chegue a 120% nas próximas semanas. No dia seis de março, primeiro com a nova tarifa, o aumento foi de quase metade dos passageiros em comparação com a mesma data do ano passado, segundo a Prefeitura de Niterói. Já segundo a Secretaria de Estado de Transportes, no primeiro dia, o aumento foi de 63%.
Antes, a linha recebia cerca de 3.600 pessoas por dia.
A passageira Elizete Vieira mora em Piratininga e conta que levava mais tempo para chegar à estação Arariboia, no Centro de Niterói. Com a passagem mais barata, ela vai passar a se deslocar pela estação Charitas.
A passagem passou de 21 reais para sete e setenta. Apesar disso, não houve filas e nem atrasos registrados desde a última quinta (6). Muita gente inclusive ainda não sabe da mudança.
Inicialmente, a passagem mais barata seria implementada no dia 12 de fevereiro, mas foi adiada para seis de março.
A expectativa é de que cinco mil carros deixem de circular na região da estação Charitas. Para dar conta da demanda, a Prefeitura de Niterói determinou mudança nos horários dos ônibus que passam pela estação. A medida vai acontecer de acordo com o movimento nas barcas, para evitar que haja superlotação. A mesma análise vai ser feita pela Prefeitura do Rio.
Atualmente, quatro embarcações operam na linha Charitas-Praça XV. Uma delas, foi arrendada recentemente pelo Governo do Estado. O secretário de Transportes, Washington Reis, afirmou que mais cinco devem ser alugadas.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, comemorou o aumento nos números.
Um bicicletário deve ser construído na estação, já que apenas bicicletas dobráveis e patinetes são permitidos dentro dos catamarãs.
A mudança no valor da tarifa só foi possível, por causa de um acordo entre o Governo do Rio e a Prefeitura de Niterói, que prevê o repasse de até dois milhões de reais por mês pelo município. A liberação de 20 milhões nesse ano vai ser votada nessa semana pela Câmara Municipal.
Ainda nessa semana, novidades também devem ser anunciadas na estação de Arariboia, em Niterói, pelo governador Cláudio Castro.
No início de fevereiro, o consórcio Barcas Rio passou a administrar o sistema, depois da saída da CCR Barcas.