Atraso, chuva dentro do trem, falta de sinalização, segurança e de respostas. Esses foram alguns problemas relatados por passageiros da SuperVia no primeiro dia do aumento do preço da passagem de R$ 5,00 para R$ 7,40.
Quem ativou o Bilhete Único Intermunicipal até a quarta-feira (8), garantiu o antigo valor. Mas muitas pessoas ainda não conseguiram o benefício, porque não tiveram dispensa no trabalho ou tempo para enfrentar as filas de horas. De acordo com o balanço parcial da RioCard, quase 133 mil pessoas já fizeram a ativação. A análise parcial da empresa era de 120 mil usuários frequentes que precisariam realizar o serviço.
Nesta quinta-feira (9), dia do reajuste, ouvintes da BandNews FM enfrentaram o atraso dos trens que saem de Gramacho em direção à Central do Brasil. O problema foi registrado logo cedo, por volta das 6 horas da manhã. Alguns usuários ressaltam que enfrentam os mesmos transtornos todos os dias.
A ativação da tarifa social continua em todas as lojas, e o reforço que a RioCard fez no número de funcionários vai continuar. Para ter direito ao benefício, é preciso ter entre 5 e 64 anos, ter um documento de identificação com foto e CPF e renda mensal inferior ou igual ao teto do INSS.
A BandNews FM aguarda um posicionamento da SuperVia sobre os problemas citados pelos usuários.
Confira os postos para ativar o Bilhete Único Intermunicipal:
Lojas Central do Brasil (5 lojas): de 6 às 20 horas;
Lojas Nova Iguaçu: de 7 às 18 horas;
Lojas Carioca, Duque de Caxias e Campo Grande: de 7 às 17 horas;
Postos nas estações São Cristóvão, Maracanã e Deodoro: de 6 às 20 horas;
Demais Lojas RioCard: de 8 às 17 horas.