Vai até o dia 31 de agosto a primeira fase de autodeclaração de renda para os beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal. Nesse primeiro momento, apenas os nascidos entre os meses de janeiro e março terão que atualizar os dados.
Agora, só terá direito ao benefício quem ganhar até 3.205 reais e vinte centavos por mês. Antes, o bilhete estava disponível para pessoas com renda mensal de até sete mil quinhentos e sete reais e quarenta e nove centavos.
A redução do teto para a concessão foi determinada pela Justiça a pedido do Governo do Estado. O farmacêutico Jivago Kuparelli não sabia que seria impactado pela mudança.
A diarista Silvania Teixeira estava correndo atrás para conseguir o benefício, mas com a mudança na política de concessão, acabou desistindo.
A ideia é que nenhum passageiro precise procurar um ponto presencial para atualizar os dados relacionados à renda. A autodeclaração será feita de forma digital e gradual, levando em conta o mês de aniversário do usuário.
A atualização pode ser feita pelo site Rio Bilhete Único, pelo aplicativo Riocard Mais, pelo whatsapp ou através de um e-mail que será enviado pela empresa. Quem não atualizar as informações poderá perder o benefício.