A Comlurb coloca em operação 15 novas vans para a manutenção das praças da cidade. Mais 10 são esperadas até o fim do mês. Segundo o presidente da companhia, os veículos costumam levar até nove garis e suportam equipamentos, como escadas e geradores.
Nesta terça-feira (2), a Comlurb também recebeu o chamado Giro Zero, equipamento de corte de grama que deve acelerar o trabalho em até 20 vezes. Flávio Lopes afirma que os novos materiais vão triplicar o número de praças que recebem manutenção por mês da companhia.
Apesar disso, o número de praças atendidas ainda representa 17,5% do total de 2 mil áreas na cidade.
Moradores da Grande Tijuca, por exemplo, observam a presença da Comlurb fazendo o trabalho de limpeza com regularidade, mas dizem que algumas ações de manutenções são feitas pelos próprios frequentadores das praças.
Os novos equipamentos adquiridos pela Comlurb foram alugados a partir do orçamento adicional de R$ 250 milhões aprovado para este ano. Entre julho e agosto, a companhia deve receber 94 produtos. Até o fim do ano também devem ser colocados em operação 38 tratores para a limpeza de comunidades, onde o acesso é mais difícil.