Notícias

Comunicação entre criminosos é uma das principais causas de confrontos, diz PM

As articulações entre os bandidos ocorrem até mesmo dentro do complexo penitenciário; BandNews FM acessa inquérito do MP sobre operação que prendeu seis agentes e 2 PMs

Carlos Briggs

Foto Site
Foto Site
Foto SIte

No dia em uma operação da Polícia Militar terminou com mais de 10 mortos no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, o porta-voz da corporação afirma que a comunicação entre criminosos é uma das principais causas da guerra no Rio. A ação foi realizada após o setor de inteligência da PM detectar a movimentação de centenas de traficantes na região.

As articulações entre os bandidos ocorrem até mesmo dentro do complexo penitenciário. A BandNews FM teve acesso ao inquérito do Ministério Público referente à operação do órgão que terminou com a prisão de seis agentes penitenciários e dois policiais militares na última sexta-feira.

O documento mostra um diálogo entre o miliciano Francisco Anderson da Silva, o Garça, e o agente penitenciário Édson da Silva Souza, identificado como Amigo S, e um dos servidores presos na ação.

Em um trecho da conversa, o bandido indica nomes que devem compor a cúpula operacional da Secretaria de Administração Penitenciária. O servidor foi nomeado Superintendente da Área de Segurança da pasta. A função permite acesso a informações antecipadas de todas as operações das polícias Federal e Civil, além do Ministério Público.

Um dos agentes da Seap, que teve a identidade preservada e a voz distorcida, fala sobre a capilaridade dos criminosos.

Em nota, a Seap informou que a movimentação dos presos pelas unidades do sistema penitenciário é uma prática da rotina operacional da pasta, que tem a prerrogativa de transferir os internos de acordo com a demanda e com seus perfis.

Sobre o servidor, que teve o nome citado pelo miliciano Garça para ocupar cargos estratégicos no sistema carcerário do Rio e, de fato, foi nomeado para esta função, a pasta se limitou a dizer que colabora com as investigações e que a corregedoria da pasta segue acompanhando o caso.

A Seap ainda informou que não compactua com regalias e faz, rotineiramente, ações de busca e fiscalização nas unidades prisionais, como a realizada na noite desta segunda-feira, dia 23, na Penitenciária Bandeira Stampa, que abriga milicianos. O comunicado acrescenta que na ação, policiais penais da Coordenação das Unidades Prisionais de Gericinó apreenderam 22 telefones móveis na área comum.

Por fim, a Secretaria acrescenta que conflitos internos e novas alianças formadas pelos criminosos, que se aliam ao grupo rival, também é um motivador para transferência, uma vez que é necessário garantir sua integridade física, cumprindo o papel do estado de custodiar o preso com segurança.))

Tópicos relacionados