Concessão da antiga casa de shows Canecão é homologada

A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial da União

Por Gustavo Sleman

Concessão da antiga casa de shows Canecão é homologada
Concessão da antiga casa de shows Canecão é homologada
Reprodução

A concessão da área da Universidade Federal do Rio onde funcionava a antiga casa de shows Canecão, em Botafogo, na Zona Sul, foi homologada. A área vai ser operada pelo consórcio Bônus-Klefer, formado pelas empresas Bônus Track Entretenimento e Klefer Produções e Promoções, que venceu leilão organizado em fevereiro.  

A homologação foi publicada na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial da União. Segundo o texto, a iniciativa permite a implantação, operação e exploração de equipamento cultural multiuso.  

Elaborador do pregão, o BNDES afirma que o projeto prevê a construção de um complexo cultural integrado por uma casa de espetáculos, uma galeria para exposições e uma sala de ensaios. Um dos ambientes deve contar com o Espaço Ziraldo, que vai ser destinado a exposições e apresentações.

Uma das mentes por trás da iniciativa que propôs o tombamento do Canecão como patrimônio artístico da cidade, o musicólogo Ricardo Cravo Albin acredita que essa nova etapa pode ser uma forma de afirmar mais uma vez a importância da casa para a história do Rio e apresentá-la para uma nova geração.

O leilão foi realizado em fevereiro e o consórcio Bônus-Klefer ofereceu outorga de R$ 4,35 milhões, valor quase sete vezes maior que o mínimo apresentado no edital. O grupo WTorre Entretenimento e Participações também concorreu, mas ofereceu um lance menor.

Como contrapartida pela cessão do espaço de 15 mil metros quadrados, a empresa vai construir um novo restaurante universitário e um prédio acadêmico para atender cerca de quatro mil estudantes da UFRJ.

Por ano, a universidade poderá utilizar a casa de shows por 50 dias e a sala de exposições por três meses.

Mais notícias

Carregar mais