Concessionária Iguá registra pelo menos uma obstrução mensal da rede de esgoto na Zona Oeste

A principal causa do problema é o despejo irregular por parte dos clientes

Por Maria Eduarda Vieira

Concessionária Iguá registra pelo menos uma obstrução mensal da rede de esgoto na Zona Oeste
De acordo com a empresa, a sobrecarga do sistema causa mau cheiro
Reprodução

Pelo menos um episódio de obstrução da rede de esgoto foi registrado por mês entre maio e dezembro do ano passado na Zona Oeste do Rio. A principal causa do problema é o despejo irregular por parte dos clientes. Os dados são de um levantamento feito pela concessionária Iguá com base em demandas da BandNews FM. 
 
Ainda de acordo com o estudo, entre junho e setembro de 2024, foram identificadas obstruções na Avenida Rodolfo Amoedo, no Jardim Oceânico, por quatro vezes. Segundo a concessionária, o local teve registros frequentes de despejo irregular de gordura na rede de esgoto. 
 
De acordo com a empresa, a sobrecarga do sistema causa mau cheiro, aumenta a proliferação de vetores e pode levar ao transbordamento em períodos de chuva intensa. 
 
Além do descarte de resíduos no lugar correto, o diretor de Operações da Iguá Rio, Lucas Arrosti, explica que estabelecimentos comerciais alimentícios devem ter um cuidado especial. 

Cada um de nós precisa estar comprometido com sua adequada utilização, independente da atividade exercida no imóvel que está conectado à rede de esgoto. Temos também necessidade de um cuidado especial nos estabelecimentos que necessitam de caixa de gordura, como restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que têm a produção e manuseio de alimentos. Nesses, é importante, em primeiro lugar, seu dimensionamento adequado para que a caixa de gordura retenha todos os resíduos de forma adequada e, em segundo lugar, sua não tensão periódica, para evitar que esses resíduos acabem escapando para a rede de esgoto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais