Um condomínio clandestino no Anil, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, é demolido em uma operação da Subprefeitura de Jacarepaguá na manhã desta terça-feira (17).
De acordo com a pasta, o terreno possuía uma área equivalente a sete campos de futebol e alguns lotes chegaram a ser vendidos por R$ 150 mil. O local foi desmatado e estava recebendo a demarcação de ruas e instalação de postes e de uma guarita.
O condomínio ilegal era construído às margens do Canal do Anil e com o desmatamento e a terraplanagem, sedimentos eram carregados para o canal, podendo causar assoreamento e inundação, afetando a comunidade do entorno.
A Prefeitura do Rio havia embargado as obras na área em 2019, mas os responsáveis pelo empreendimento não paralisaram as intervenções.
Segundo a subprefeita Talita Galhardo, o dono do local tinha autorização para fazer apenas um muro.
"O sujeito que é dono daqui tinha autorização para fazer somente um muro, só que ele fez o muro, não renovou a autorização, e do muro para dentro começou a fazer a construção de um condomínio. Loteou aqui dentro, fez uma via, colocou postes e iluminação e começou a pavimentar a via. A gente pegou alguns loteamentos aqui em fase de construção. Muitos já estavam fazendo a fundação para futuras casas, casas grandes”, afirma a subprefeita.