Uma confusão marcou a abertura do novo Restaurante do Povo, no Centro do Rio, nesta terça-feira (15). Batizada de Herbert de Souza, a unidade fica localizada atrás da Central do Brasil, e pode servir 3 mil almoços por dia vendidos à R$ 1,00.
Logo após a cerimônia de abertura, o governador do Rio Cláudio Castro entrou na estrutura com toda a comissão e centenas de pessoas que aguardavam, por horas, para almoçar tiveram que esperar ainda mais.
Policiais militares chegaram ao local para tentar conter um princípio de tumulto. Para Castro, esse tipo de situação acontece quando as pessoas estão passando por necessidade.
O governador disse ainda que espera que em menos de um ano o restaurante sirva 5 mil refeições por dia e também quatro refeições por dia, assim que a estrutura estiver 100% pronta. Atualmente o estado fluminense serve 23 mil refeições diariamente.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, prometeu que ainda em 2023 o Estado vai inaugurar mais seis estruturas.
Em 2022, o Brasil registrou mais de 70 milhões de pessoas com insegurança alimentar. De acordo com o relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo da ONU, mais de 20 milhões de brasileiros passaram fome.