Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fortaleza de São João é tombado pelo Iphan

O bem já havia recebido tombamento provisório em 2022

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fortaleza de São João é tombado pelo Iphan
Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fortaleza de São João, na Urca, Zona Sul do Rio
Divulgação

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fortaleza de São João, na Urca, Zona Sul do Rio, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A medida ocorre por causa da importância histórica, artística e paisagística. No local, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá em 1565.  

O bem já havia recebido tombamento provisório em 2022. O reconhecimento definitivo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Iphan, em reunião realizada na terça-feira (3).

Erguida durante o período colonial para proteger o Brasil de invasores, a fortaleza foi incluída em três dos quatro livros do tombo: no Livro do Tombo Histórico, pela importância histórica na defesa do território brasileiro; no Livro de Tombo de Belas Artes, pelo valor arquitetônico e artístico das estruturas; e no Livro de Tombo Paisagístico, Etnográfico e Arqueológico, por constituir um elemento de importância na paisagem da Baía de Guanabara.

As edificações auxiliares de defesa que fazem parte da fortaleza também foram tombadas pelo Iphan. Aos finais de semana, o espaço recebe visitas guiadas de grupos de turistas, que devem ser agendadas previamente. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais