Em um mesmo dia, quatro das maiores torcidas do futebol brasileiro vão se locomover pelas ruas do Rio de Janeiro.
A Conmebol confirmou, nesta segunda-feira (26), a realização dos confrontos entre Fluminense x Atlético-MG, no Maracanã, e Botafogo x São Paulo, no Estádio Nilton Santos, na mesma data: 18 de setembro. Os jogos são válidos pelas quartas de final da Libertadores.
No Rio, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios não costuma autorizar a realização de partidas envolvendo grandes torcidas no mesmo dia. No entanto, a falta de alternativas no calendário brasileiro fez com que a confederação agendasse as partidas para a mesma data.
O especialista em segurança pública Vinicius Cavalcante avalia que a realização dos dois jogos no mesmo dia é um grande risco.
Eu acho que é um risco grande, você vai ter que ter um efetivo muito grande em dois locais diferentes, que, diga-se de passagem, ficam no mesmo sentido de deslocamento, da Zona Norte, e são próximos. Além do mais, você vai ter nesses locais torcidas que são antagônicas às próprias torcidas do Rio de Janeiro, que não vão estar lá no jogo. A medida cautelar seria ter cada jogo em uma data diferente.
Além dos jogos de Fluminense e Botafogo, a semana ainda terá o jogo do Flamengo contra o Peñarol-URU, no Maracanã, na quinta-feira (19), e os shows do Rock in Rio, entre os dias 19 e 22 de setembro. Na Cidade do Rock, na Zona Oeste, o cantor Ed Sheeran é a atração principal do festival na quinta.
Os estádios do Maracanã e Nilton Santos ficam a menos de dez quilômetros de distância, na Zona Norte do Rio, e têm rotas em comum, incluindo os transportes coletivos. O diretor da Fundação Getúlio Vargas de Transportes, Marcus Quintella, avalia que a mobilidade urbana deve ter atenção no planejamento para a semana dos eventos:
Nós temos que ter uma gestão de tráfego muito bem feita. No caso, a CET-Rio vai ter que ter todo um aparato de profissionais atuando para que haja uma fluidez em todo o tráfego. Porque tem uma ligação entre o Maracanã e o Engenhão, e aí tem que ter todo o apoio da Supervia para atender o Engenhão, o metrô para atender o Maracanã...
Por conta das campanhas na fase de grupos da Libertadores e do chaveamento da competição, as três equipes cariocas fazem os jogos de ida no Rio de Janeiro. A rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro impede que um dos jogos seja marcado para a terça-feira (17), já que o intervalo entre os jogos deve ser respeitado.
No dia 18, Fluminense x Atlético-MG se enfrentam às 19h, no Maracanã, enquanto Botafogo x São Paulo jogam às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Na quinta (19), o Flamengo recebe o Peñarol-URU, às 19h, no Maracanã. Os jogos de volta acontecem na semana seguinte.
Questionada sobre o planejamento de segurança e se houve autorização para a realização de duas partidas no mesmo dia em estádios próximos, a Polícia Militar não respondeu.