Conmebol marca jogos de Fluminense e Botafogo para o mesmo dia no Rio, em estádios próximos

Em um mesmo dia, quatro das maiores torcidas do futebol brasileiro vão se locomover pelas ruas do Rio

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Em um mesmo dia, quatro das maiores torcidas do futebol brasileiro vão se locomover pelas ruas do Rio de Janeiro.

A Conmebol confirmou, nesta segunda-feira (26), a realização dos confrontos entre Fluminense x Atlético-MG, no Maracanã, e Botafogo x São Paulo, no Estádio Nilton Santos, na mesma data: 18 de setembro. Os jogos são válidos pelas quartas de final da Libertadores.

No Rio, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios não costuma autorizar a realização de partidas envolvendo grandes torcidas no mesmo dia. No entanto, a falta de alternativas no calendário brasileiro fez com que a confederação agendasse as partidas para a mesma data.

O especialista em segurança pública Vinicius Cavalcante avalia que a realização dos dois jogos no mesmo dia é um grande risco.

Eu acho que é um risco grande, você vai ter que ter um efetivo muito grande em dois locais diferentes, que, diga-se de passagem, ficam no mesmo sentido de deslocamento, da Zona Norte, e são próximos. Além do mais, você vai ter nesses locais torcidas que são antagônicas às próprias torcidas do Rio de Janeiro, que não vão estar lá no jogo. A medida cautelar seria ter cada jogo em uma data diferente.

Além dos jogos de Fluminense e Botafogo, a semana ainda terá o jogo do Flamengo contra o Peñarol-URU, no Maracanã, na quinta-feira (19), e os shows do Rock in Rio, entre os dias 19 e 22 de setembro. Na Cidade do Rock, na Zona Oeste, o cantor Ed Sheeran é a atração principal do festival na quinta.

Os estádios do Maracanã e Nilton Santos ficam a menos de dez quilômetros de distância, na Zona Norte do Rio, e têm rotas em comum, incluindo os transportes coletivos. O diretor da Fundação Getúlio Vargas de Transportes, Marcus Quintella, avalia que a mobilidade urbana deve ter atenção no planejamento para a semana dos eventos:

Nós temos que ter uma gestão de tráfego muito bem feita. No caso, a CET-Rio vai ter que ter todo um aparato de profissionais atuando para que haja uma fluidez em todo o tráfego. Porque tem uma ligação entre o Maracanã e o Engenhão, e aí tem que ter todo o apoio da Supervia para atender o Engenhão, o metrô para atender o Maracanã...

Por conta das campanhas na fase de grupos da Libertadores e do chaveamento da competição, as três equipes cariocas fazem os jogos de ida no Rio de Janeiro. A rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro impede que um dos jogos seja marcado para a terça-feira (17), já que o intervalo entre os jogos deve ser respeitado.

No dia 18, Fluminense x Atlético-MG se enfrentam às 19h, no Maracanã, enquanto Botafogo x São Paulo jogam às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Na quinta (19), o Flamengo recebe o Peñarol-URU, às 19h, no Maracanã. Os jogos de volta acontecem na semana seguinte.

Questionada sobre o planejamento de segurança e se houve autorização para a realização de duas partidas no mesmo dia em estádios próximos, a Polícia Militar não respondeu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais