Conselho da Petrobras debate políticas de preço dos combustíveis

A estatal vai incorporar uma supervisão adicional na execução das políticas de preços

Amanda Oliveira

A decisão sobre os reajustes era do presidente da estatal Agência Brasil
A decisão sobre os reajustes era do presidente da estatal
Agência Brasil

A Petrobras afirma que vai incorporar uma supervisão adicional na execução das políticas de preço dos combustíveis.  

Segundo a nota divulgada pela empresa, agora o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal passam a representar uma camada extra de vigilância sobre a questão.  

A decisão sobre os reajustes era do presidente da estatal, do diretor financeiro e do diretor de logística, que formam a Diretoria Executiva. Com a alteração, segundo a empresa, continua sendo assim, mas a cada três meses, um relatório sobre os aumentos vai ser apresentado aos conselhos.  

A incorporação de mais esta etapa no processo foi chamada pela Petrobras, em nota oficial, de Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno.  

Após sucessivas altas no preço dos produtos, presidente Jair Bolsonaro passou a pressionar a Petrobras pela redução de preços, trocando, inclusive, o comando da companhia.

O movimento pela redução de preços culminou na redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias - o ICMS - nos estados.  

Apesar da grande repercussão do anúncio nesta quarta-feira (27), a empresa afirmou, em comunicado aos investidores, que a nova diretriz não representa uma mudança na política de preços da Petrobras, mas formaliza procedimentos que já estavam sendo adotados informalmente.    

De acordo com o economista do Observatório Social do Petróleo e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais, Eric Gil Dantas, a mudança não trará impacto para os consumidores...  

O comunicado da Petrobras também informa que os procedimentos relacionados à execução da política de preço, como, a periodicidade dos reajustes, os porcentuais e valores, assim como a conveniência e oportunidade em relação aos preços, permanecem sob a competência da diretoria executiva.

Nesta quinta-feira (28), o Conselho de Administração da Companhia volta a se reunir para tratar dos resultados da companhia no segundo trimestre. Em seguida, será divulgado o balanço da empresa, com a perspectiva de novo lucro bilionário. 

Mais notícias

Carregar mais