Conselho da Petrobras define nova presidente nesta semana

Indicação foi feita pelo governo federal e já passou pelos trâmites burocráticos da companhia

Por Pedro Dobal

Conselho da Petrobras define nova presidente nesta semana
Reunicão aconetece na próxima sexta-feira (24)
Antonio Cruz/Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras vai realizar na próxima sexta-feira (24) a reunião para eleger Magda Chambriard para a presidência da empresa.  

A indicação feita pelo governo federal já passou pelos trâmites burocráticos da companhia, para avaliar se ela preenche os requisitos necessários para o cargo.  

Magda iniciou a carreira na Petrobras nos anos 1980 e foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo entre 2012 e 2016. Ela assume o posto no lugar de Jean Paul Prates, que foi demitido pelo presidente Lula.  

Em conversa com jornalistas nesta terça-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou que a troca represente uma intervenção na companhia ou que a nova presidente seja subserviente ao governo federal.  

Segundo o titular da pasta, a mudança ocorreu por um desejo do presidente Lula de acelerar investimentos que deveriam ser feitos pela Petrobras.

Enquanto a troca não é confirmada, a diretora de Assuntos Corporativos Clarice Coppetti atua como presidente interina.  

O ministro disse que, quando assumir o cargo, Magda Chambriard vai seguir o que já está previsto no planejamento estratégico da empresa, com investimentos responsáveis, mas que também ajudem a combater a desigualdade social.

Alexandre Silveira ainda defendeu os estudos para a exploração de petróleo e gás na área conhecida como Margem Equatorial. Ele classificou a faixa marítima que se estende do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte como uma das potencialidades energéticas do Brasil.  

O ministro disse que é preciso ter bom senso ao discutir o assunto. Segundo ele, a exploração vai ocorrer quando o Ibama apresentar todas as condicionantes necessárias e a Petrobras comprovar que vai cumprir todas as exigências. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais