Notícias

Conselho da Petrobras se reúne para discutir mudança na presidência da empresa

Saída de Jean Paul Prates foi determinada pelo presidente Lula

Por Pedro Dobal

Encontro está marcado para esta quarta-feira (15)
Encontro está marcado para esta quarta-feira (15)
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras convoca uma reunião extraordinária para discutir a saída de Jean Paul Prates do cargo de presidente da companhia. O encontro está marcado para as 11 horas.

Em um comunicado ao mercado, a estatal disse que Prates pediu que o grupo se reunisse para analisar o encerramento antecipado do mandato "de forma negociada". Ele ainda informou que, se a demissão for confirmada, também vai renunciar ao cargo de membro do conselho.  

Segundo a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, porém, a saída do ex-senador foi determinada pelo presidente Lula, que indicou Prates ao cargo no fim de 2022.

Por meio de um ofício, o Ministério de Minas e Energia indicou a ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo Magda Chambriard para a presidência da empresa. A indicação ainda vai ter que passar pelas análises do Comitê de Pessoas e do Conselho de Administração.

A saída de Jean Paul Prates ocorre depois da polêmica sobre a distribuição de dividendos extraordinários referentes ao ano passado. Prates chegou a se abster em uma votação no Conselho de Administração sobre o tema, contrariando a orientação do governo e desgastando ainda mais a relação com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Após o impasse, a companhia aprovou o pagamento de apenas metade do valor extra aos acionistas, o equivalente a quase R$ 22 bilhões.

Tópicos relacionados