Notícias

Processo de cassação de Gabriel Monteiro vai para votação em plenário na Câmara

Político, que também é influencer e youtuber, é acusado de quebra de decoro parlamentar por assédio moral e sexual contra ex-assessores

Mariana Albuquerque

Conselho de Ética aprova por unanimidade perda de mandato de Gabriel Monteiro
Conselho de Ética aprova por unanimidade perda de mandato de Gabriel Monteiro
Mariana Albuquerque

O Conselho de Ética da Câmara do Rio aprovou por unanimidade o prosseguimento do processo de cassação, ou seja, a perda mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL). Agora, a votação segue para plenário.

Todos os integrantes votaram para o seguimento. Dos sete integrantes, apenas 4 votos eram necessários para ir ao plenário. A reunião foi fechada e a imprensa não teve acesso.

Gabriel Monteiro, que também é influencer e youtuber, é acusado de quebra de decoro parlamentar por assédio moral e sexual contra ex-assessores, por gravar vídeos de sexo com uma menor de idade e por expor pessoas em situação de vulnerabilidade na Internet.

O parecer favorável vai ser encaminhado para a Mesa Diretora e incluído como Projeto de Resolução na Ordem do Dia seguinte a esta reunião que acabou de ocorrer.

Já em plenário, é necessário dois terços dos 51 vereadores, ou seja, 34 votos, em caso de cassação, ou maioria absoluta em caso de suspensão.

O relatório final é do vereador Chico Alencar (PSOL) que pede justamente essa cassação.

A defesa de Monteiro pede que um novo relatório seja feito por Chico Alencar. Além disso, afirma que as acusações contra o político não são suficientes para o seguimento do processo de acusação e que as atitudes de Gabriel Monteiro enobrecem a Câmara Municipal.

Quanto às acusações sobre a gravação de ato sexual com uma menor de idade, a defesa de Monteiro alega alegando que o parlamentar acreditava que a adolescente tinha entre 18 e 19 anos.

Em relação ao vídeo de uma criança em um shopping, a defesa de Monteiro disse que a mãe da menor já afirmou que a criança não foi exposta a constrangimento.

Tópicos relacionados