O Conselho de Ética da Câmara incluiu novas denúncias contra o vereador Gabriel Monteiro (PL) no processo ético-disciplinar aberto contra ele. Na próxima segunda (18), o procedimento volta a ser analisado pela Comissão de Justiça e Redação da casa, que vai verificar as alterações.
Sorteado na terça-feira para ser o relator do processo, o vereador Chico Alencar (PSOL), explicou que as novas queixas contra Monteiro são pela exposição de vulnerável e suspeita de assédio à uma menina, e também pela denúncia do Ministério Público do Rio contra o parlamentar por causa do vídeo em que ele aparece fazendo sexo com uma adolescente.
Depois do parecer da Comissão de Justiça, o documento volta para o Conselho de Ética, que vai ter até cinco dias úteis para notificar o vereador. Em seguida, o parlamentar vai ter 10 dias para apresentar sua defesa.
O relator Chico Alencar conta que a expectativa da Casa é de concluir esse procedimento em dois meses.
Monteiro é acusado de crimes como assédios moral e sexual, estupro e violação de direitos da criança. Ao fim do processo na Câmara, o mandato dele pode ser cassado.