O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio começa a ouvir na próxima semana testemunhas do processo ético-disciplinar aberto contra o vereador Gabriel Monteiro, que pode levar a cassação do mandato do parlamentar. Os nomes foram definidos durante reunião do colegiado nesta terça-feira (17).
No dia 25, vão ser ouvidos dois ex-assessores do político: Vinícius Hayden Witeze e Heitor Nazaré Neto. Um dia antes, os membros do grupo vão ouvir os advogados de Gabriel Monteiro. No dia primeiro de junho, outras duas testemunhas também vão passar por oitivas. As identidades delas, no entanto, não foram divulgadas.
Mesmo que não faça parte do rito, a iniciativa, segundo o presidente do conselho, Alexandre Isquierdo, é uma forma de mostrar que a imparcialidade de todo processo.
Apesar do prazo para apresentação de testemunhas de defesa já ter acabado, o colegiado decidiu dar até a próxima sexta-feira (20) a oportunidade para que Gabriel Monteira indique até cinco nomes. De acordo com o relator do caso, Chico Alencar, a ação ocorreu após uma decisão tomada pelo grupo.
Durante a reunião desta terça (17), o Conselho de Ética decidiu negar o pedido da defesa de Gabriel Monteiro, para que fosse anulado o processo que avalia denúncias de quebra de decoro contra ele. O vereador apontava a existência de possíveis vícios jurídicos.
Além do processo na Câmara de Vereadores, o parlamentar ainda é investigado por estupro, assédio moral e sexual.