Dez imóveis irregulares construídos em um viaduto da Transolímpica, via expressa que liga bairros da Zona Oeste do Rio, são demolidos em uma operação conjunta da Polícia Civil com a Prefeitura.
As construções, localizadas a 350 metros do Parque Estadual da Pedra Branca, pertencem a grupos criminosos que atuam na região, segundo as investigações. Eles alugam e vendem os imóveis por preços inferiores aos encontrados no mercado.
Nos terrenos, os agentes encontraram diversas residências prontas e sete ainda em construção, todas irregulares. A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, afirma que foi procurada e chegou a ser intimidada por algumas pessoas após o anúncio da demolição.
A ação contou com a atuação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil, do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Subprefeitura de Jacarepaguá.
Segundo o Gaeco, o grupo criminoso que explora o economicamente o loteamento clandestino já havia sido denunciando em 2019, pelos crimes contra o meio ambiente, furto de energia elétrica, extorsão a moradores mediante a cobrança de taxas, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso. Ninguém foi preso na ação.