
Mais de duas mil ocorrências de fogo em vegetação já foram registradas pelo Corpo de Bombeiros desde o início do ano. Entre segunda (17) e terça-feira (18), a corporação foi acionada para mais de 300 episódios em todo o estado do Rio de Janeiro.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o risco de incêndio florestal é alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana; e muito alto na capital e nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte e Noroeste.
Para o especialista em gerenciamento de riscos, Gerardo Portela, a onda de calor também traz o risco de incêndios em casas e estabelecimentos comerciais.
Em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves chegou a pedir o reforço dos bombeiros no combate a um incêndio na vegetação do Parque da Cidade, em São Francisco.
O subsecretário municipal de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros, em 24 horas, o município registrou outros 15 focos.
Na segunda-feira (17), a cidade registrou o maior índice de calor na série histórica do município, com 42,2ºC e umidade relativa chegando a 20%. De acordo com a Defesa Civil, com esse cenário de calor, o risco de fogo em vegetação foi elevado para muito alto.