A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que os cariocas não deixem de se imunizar contra a Covid-19 com a dose de reforço da vacina AstraZeneca. O apelo acontece porque as doses do imunizante tiveram a validade prorrogada por três meses pelo Ministério da Saúde.
Como elas já tinham sido envasadas e distribuídas, para evitar gasto extra, recolhendo e rotulando novamente as vacinas, o Governo Federal fez uma nota técnica para os estados e municípios, orientando sobre as novas as datas.
O secretario municipal de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, acalmou a população.
Diante da nova orientação, o lote do imunizante britânico, estocado no postos e que venceria em maio, teve a validade alterada para o dia 2 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde acrescenta que essas vacinas estão perfeitamente dentro da validade estabelecida pelo Ministério da Saúde.
O alerta é importante porque muitas pessoas que vão aos postos e veem a data no rótulo, acabam não aceitando a explicação dos profissionais de saúde e se negam a receber o imunizante.
Nesta segunda-feira (1), ainda havia 30 mil doses de vacinas da AstraZeneca que podem ser usadas até esta terça-feira (2).