Está previsto para dezembro o lançamento o crédito imobiliário para servidores públicos da Cidade do Rio que se interessarem em comprar apartamentos do Plano Urbano Reviver Centro.
Um ano depois do lançamento do projeto que pretende revitalizar a região e deixá-la mais atrativa para empreendimentos residenciais, foi lançado, nesta terça-feira (11), o Programa de Crédito Imobiliário funcionários do município.
Segundo a Secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Riechert Senko, os valores dos imóveis devem ficar entre R$ 250 mil e R$ 500 mil, e a expectativa é de que cerca de 100 mil servidores sejam atraídos pela linha de crédito.
A ideia é transformar um centro comercial que funciona, principalmente, de segunda a sexta, por cerca de 10 horas por dia, em um ambiente residencial que funcione 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para o corretor de seguros Ailton Luiz da Silva, o Centro do Rio é a alma da cidade e a revitalização é importante para a região.
Em doze meses do Reviver Centro, dos 21 pedidos de licenças vinculados às novas regras urbanísticas, 17 já foram concedidos, ou seja, são mil e 300 unidades residenciais aprovadas, além de outras 471 que ainda estão em análise.
Os dados apontam para o crescimento do interesse na região Central, já que a quantidade de residências licenciadas, nos últimos dez anos, foi bem inferior à registrada atualmente: de 2012 até meados de 2021, foram pouco mais de 1.200 unidades no Centro da cidade.
O plano urbano prevê, ainda, ações de curto prazo de melhorias do espaço público, como recuperação de iluminação, conservação, sinalização, paisagismo, ordem pública, segurança e assistência social.