Crescimento da Dengue no Brasil pode ser causada por mudanças climáticas

O dados são de estudo da Fundação Oswaldo Cruz. O material foi divulgado nesta sexta-feira (15)

Por Giovanna Faria

Crescimento da Dengue no Brasil pode ser causada por mudanças climáticas
Dengue
Reuters/Carla Carniel

As mudanças climáticas e o desmatamento são apontados como os motivos do crescimento da dengue no Brasil, segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz. O material foi divulgado nesta sexta-feira (15).  

De acordo com o levantamento, as constantes ondas de calor causadas pelas mudanças climáticas associadas à urbanização incompleta e à grande circulação de pessoas em determinadas áreas estão influenciando na expansão da dengue para o interior do país. Como por exemplo, anteriormente, não era observada a forte presença da doença no Centro-Oeste e no Sul do país, como acontece agora.

Após análises, o material apontou que os fatores decisivos são as inundações, a seca e a degradação ambiental, que atraem mais mosquitos para essas regiões.  

O estudo foi realizado pelo pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. O estudo utilizou técnicas de mineração de dados para avaliar a associação entre anomalias térmicas, fatores demográficos e mudanças nos padrões de incidência de dengue ao longo de um período de 21 anos (2000-2020) nas microrregiões do Brasil.

Mais notícias

Carregar mais