Notícias

Criador de projeto que monitora Mata Atlântica quer recuperar câmeras furtadas

Equipamentos estavam instalados em Colombinho, em Santa Maria Madalena, e somados custam mais de R$ 3 mil

Gustavo Sleman

Criador de projeto que monitora Mata Atlântica quer recuperar câmeras furtadas
Criador de projeto que monitora Mata Atlântica quer recuperar câmeras furtadas
Divulgação/ Aventura Animal

O criador de um projeto que monitora a fauna em áreas de Mata Atlântica na Região Serrana do Rio cria uma campanha para tentar recuperar três câmeras que foram furtadas.  

Os equipamentos estavam instalados em Colombinho, em Santa Maria Madalena, e somados custam mais de R$ 3 mil. Eles contam sensores de movimentos, infravermelho para gravar no escuro, além de serem programadas para gravar animais que estão a 10 metros de distância.

Ao todo, 10 câmeras estavam na localidade. O criador do 'Aventura Animal', Juran Santos, conta que notou o sumiço do material na quinta-feira (30).

Essa não é a primeira vez que uma câmera utilizada pelo projeto é furtada. Na ocasião, o material foi devolvido após divulgação nas redes sociais. Juran Santos espera contar mais uma vez com apoio de amigos e conhecidos para recuperar os novos equipamentos furtados.

Criado em 2019, o 'Aventura Animal' tem a ajuda de parceiros e o patrocínio de colaboradores. A iniciativa já conseguiu flagrar cachorros do mato, jaguatiricas e até mesmo animais em risco de extinção, como onças-pardas.

O projeto possui equipamentos de monitoramento fotográfico e de vídeo instalados em Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro e Santa Maria Madalena.

Tópicos relacionados