Notícias

Criança morre enquanto aguardava transferência no Rio

Gael, de 1 ano e 3 meses, estava internado no Hospital Municipal Albert Schweitzer

Gustavo Sleman

Gael Aguiar da Silva Souza tinha apenas 1 ano e 3 meses
Gael Aguiar da Silva Souza tinha apenas 1 ano e 3 meses
Acervo Pessoal

Mesmo com determinação da Justiça para ser transferido para outra unidade, familiares do pequeno Gael Aguiar da Silva Souza denunciam que o bebê, de 1 ano e 3 meses, morreu enquanto aguardava ser encaminhado do Hospital Municipal Albert Schweitzer, na Zona Oeste do Rio, para outro hospital.

Antes de morrer nesta segunda-feira (24), a criança foi atendida quatro vezes no local entre os dias 9 e 18 de janeiro, sendo diagnosticada com gastroenterite e infecção urinária. Segundo a mãe, a doméstica Jéssica Aguiar dos Santos, foi apenas na última vez em que foi atendido, com queixas de febre, distensão abdominal e fezes escuras, que o menino foi internado.

Na ocasião, além de ter testado positivo para Covid-19, Gael já apresentava quadro de suspeita de leucemia e hepatite. A mãe de Gael, Jéssica Aguiar, conta que foi informada na quarta da semana passada por médicos que o filho precisava de ser atendido em outro hospital que possuísse um leito pediátrico de emergência com especialidade em hematologia.

Por conta disso, parentes procuram a Defensoria Pública. Na última sexta (21), a juíza Luciana de Oliveira Leal Halbritter determinou que o bebê fosse transferido, sob pena de multa de R$2 mil por hora em caso de descumprimento.  

De acordo com a tia, a autônoma Tainara da Silva Araújo, a transferência não ocorreu e o nome de Gael só foi incluído no Sistema de Regulação no dia seguinte, quando o quadro de saúde já era considerado delicado.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou a informação, no entanto, não explicou por que a transferência não ocorreu antes. A pasta alegou ainda que o menino não foi internado nas três primeiras visitas à unidade porque apresentava sintomas leves e inespecíficos.  

Apesar do atestado de óbito listar 'choque não especificado, síndrome inflamatória multissistêmica e pneumonia devido à Covid-19' como causas da morte, a família da criança segue sem entender o que de fato ocorreu. Gael foi enterrado na manhã desta terça (25) no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, na Zona Oeste do Rio.

Tópicos relacionados