Crimes virtuais: especialista dá dicas prevenção à ação de criminosos

Em entrevista a BandNews FM, o delegado da Polícia Civil, Alessandro Barreto, descreveu o momento sofrido pelos internautas com cada vez mais insegurança nas redes

Por Agatha Meirelles

Crimes virtuais: ação de criminosos têm se tornado cada vez mais recorrente Tânia Rego/Agência Brasil
Crimes virtuais: ação de criminosos têm se tornado cada vez mais recorrente
Tânia Rego/Agência Brasil

A internet vive uma epidemia de golpes. Foi dessa maneira que o delegado da Polícia Civil e escritor Alessandro Barreto descreveu o momento sofrido pelos internautas com cada vez mais insegurança nas redes. Só no ano de 2021, foram mais de 4 milhões de tentativas de fraudes no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Isso quer dizer que, a cada sete segundos, há uma tentativa de fraude no país.

Um dos golpes mais comuns é o chamado "espalhe e reze". Nesse esquema, o criminoso ameaça o dono do perfil afirmando que possui fotos ou até informações íntimas e que vai fazer a divulgação. De acordo com o delegado Alessandro Barreto, os bandidos espalham esse tipo de email para milhares de contas e, muitas vezes, conseguem enganar quem está do outro lado da tela.

Algumas dicas são preciosas quando o assunto é segurança na internet. Entre elas, não salvar dados em bloco de notas e, ainda, ter uma senha para cada aplicativo, como explica o delegado Alessandro Barreto.

As tentativas de golpes por meios digitais como computadores e celulares cresceram 20% no segundo trimestre deste ano no Brasil. Confira a entrevista completa com o delegado Alessandro Barreto.

Mais notícias

Carregar mais