Criminosos utilizaram um caminhão da Companhia de Limpeza Urbana do Rio e dois ônibus como barricadas na favela Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, onde a Polícia Militar realizou uma operação nesta quarta-feira (28). Os bandidos também atearam fogo em objetos nos acessos à comunidade para dificultar o acesso de agentes.
Segundo o Rio Ônibus, sindicato dos coletivos do município, em um ano, foram 140 veículos interceptados por criminosos para servir como barricadas. Em nota, a Comlurb informou que os funcionários estão bem e em segurança, e que a coleta foi retomada assim que a situação foi normalizada no local.
Um homem foi preso na ação e os agentes apreenderam um fuzil, drogas e rádios comunicadores. Segundo a PM, as equipes foram atacadas a tiros e houve confronto. Não há informações sobre feridos. Ainda de acordo com a corporação, com a apreensão do armamento, a Polícia Militar chegou a 107 fuzis tirados das mãos de bandidos apenas em 2024.
Dezenove escolas ficaram fechadas por conta da operação, deixando quase cinco mil alunos sem aulas na região da Vila Aliança e Senador Camará. Dois centros municipais de saúde também precisaram interromper o funcionamento na parte da manhã. À tarde, apenas o Centro Municipal de Saúde Dr Eithel Pinheiro De Oliveira Lima seguia fechado.