
A decisão sobre a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 volta a ser adiada. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia.
O adiamento atende a um pedido do ministro Rui Costa, que não poderia continuar na reunião do Conselho Nacional de Política Energética realizada nesta terça-feira (18) para debater sobre o assunto devido a outro compromisso. O vice-presidente Geraldo Alckmin também esteve no encontro.
Na reunião, o ministro Alexandre Silveira, reiterou o voto a favor da retomada das obras, mas disse que tem algumas ressalvas.
Em dezembro do ano passado, o Governo Federal já tinha adiado a decisão.
Segundo fontes da BandNews FM, na época, o ministro Alexandre Silveira orientou pela aprovação da continuidade da construção. Porém, diante das discussões trazidas, o ministro pediu que fossem elaborados dois estudos para avaliar a retomada.
O projeto de construção da usina de Angra 3 previa uma potência de 1.405 megawatts capazes de atender cerca de 4 milhões de pessoa por ano. As obras começaram em 2010 e foram paralisadas cinco anos depois. Cerca de 65% das construções já estão prontas e mais de 80% dos equipamentos foram comprados.